DRIVERS PARA INSTALAÇÃO


Assistente de Instalação do Certificado Digital A1.

Teste Técnico


AnyDesk

\\ FAQ \\

Sobre a emissão do Certificado Digital

O Certificado Digital é a sua identidade digital no meio eletrônico, garantindo muito mais agilidade, redução de custos e segurança aos processos. Sua emissão só pode ser realizada por um Agente de Registro (AGR) autorizado e capacitado. Nossos AGRs podem lhe fazer um certificado:

1) Pessoalmente na loja.
2) Pessoalmente ao ir na sua empresa.
3) Durante uma Videoconferencia.

Para ter o seu Certificado Digital ou o da sua empresa, entre em contato aqui.

Os Certificados Digitais são documentos eletrônicos que servem como uma carteira de identidade virtual, permitindo identificar e representar pessoas ou empresas na Internet, trazendo consigo diversos benefícios:

  • Garante agilidade e segurança com a tecnologia de criptografia;
  • Confere modernização de processos e uma elevada economia de tempo e de recursos;
  • Contribui na eliminação de processos burocráticos, possibilitando resolver muitas questões pela internet;
  • Proporciona praticidade na resolução de transações feitas de forma virtual;
  • Assegura integridade e autenticidade, pois tem validade jurídica assim como a assinatura escrita.

O Certificado A1 fica armazenado no computador e permite a criação de cópias para que você use em outros dispositivos. Inclusive, durante a emissão é gerada, automaticamente, uma cópia de segurança que fica salva na área de trabalho com o formato .pfx. Assim, você apenas deve enviá-la para um pen drive ou por e-mail e instalar no novo computador.

O Certificado A3 fica armazenado no cartão ou token e para utilizá-lo em outra máquina basta desconectar o Certificado do atual computador, plugar no novo e instalar o driver. Caso esteja na nuvem, é preciso realizar apenas um procedimento: a instalação do aplicativo Bird ID.

Gerado e criptografado em uma chave externa (que fica sob os cuidados do próprio usuário), o Certificado Digital em token pode ser usado em qualquer computador com leitor de pendrive.

Para usar o Certificado Digital em cartão é necessário um leitor de cartão no computador que for usado para a realização das operações. É uma opção excelente para pessoas físicas ou empresas que necessitam de uma opção simples para realizar operações em bancos de dados extensos.

Se o seu Certificado Digital for do tipo A1 e não possuir cópia de segurança, ele será perdido e você deverá adquirir outro. Caso ele seja do tipo A3, será necessário configurar novamente, instalando os softwares.

Entre em contato conosco clicando aqui e solicite imediatamente a revogação.  A revogação também deve ser feita em caso de roubo, modificação, acesso indevido, comprometimento ou suspeita de comprometimento da chave privada correspondente ou da mídia armazenadora, bem como quando for constatada informação incorreta no Certificado Digital.

Verifique sempre o prazo de validade do seu Certificado Digital para realizar a renovação quando necessário e não ser pego de surpresa! Entre em contato conosco clicando aqui e faça já a renovação do seu Certificado Digital.

Sobre o meu Certificado Digital

A principal diferença entre os Certificados A1 e A3 é a geração e o armazenamento das chaves criptográficas (arquivo digital, token, cartão ou nuvem).

O Certificado A1 é emitido e armazenado em computador, podendo ser utilizado com facilidade em vários computadores. É ideal para quem busca praticidade. Assim, costuma ser muito usado em atividades corriqueiras que necessitem de assinaturas digitais, como a emissão de notas fiscais. Possui validade padrão de 1 ano (12 meses).

O Certificado A3 também pode ser utilizado em múltiplas máquinas e, pelo fato de ficar alocado em uma mídia física externa criptografada (token, cartão ou nuvem – o Bird ID) é o 1º colocado em proteção de dados! O acesso ao Certificado, obrigatoriamente, é protegido por uma senha ou dois fatores de autenticação – na nuvem. Para utilizá-lo o usuário precisa inserir sua senha sempre que for realizar uma transação, garantindo, assim, que todas as suas informações permaneçam seguras após o uso. Sua validade pode variar entre 1, 2 e 3 anos.

Os Certificados Digitais e-CPF e e-CNPJ são as versões eletrônicas do CPF e do CNPJ que contêm dados de seu titular, como nome, identidade civil, e-mail, entre outras informações, conferindo ao documento digital a mesma autenticidade e validade jurídica da assinatura de próprio punho.

Apesar de terem funcionalidades correspondentes, esses Certificados Digitais têm objetivos diferentes e são usados para diversas necessidades, sendo um da pessoa jurídica e outro da pessoa física.

Renovação por Videoconferência

1. Ter cadastro no PSBIO;
2. Ter pelo menos 1 Certificado Digital expirado.

Atualmente, a videoconferência é permitida somente para quem já possui ou possuiu Certificado Digital.

Todos os modelos podem ser renovados (A1 e A3), desde que cumpram os requisitos da renovação online.

O cliente poderá optar por fazer pelo app ou pelo computador, porém os apps de todo modo terão que ser baixados para coletas biométricas.

Sim. Será possível consultar tanto CPF quanto CPNJ para saber se o cliente está apto para ser atendido por videoconferência.

Existem 2 situações. Na primeira situação, caso o cliente não faça corretamente as coletas, o mesmo receberá um e-mail solicitando que as coletas sejam realizadas novamente, bastando entrar no app e clicar em “coletar biometria”.

Na segunda situação, há a possibilidade do sistema não encontrar ou não aceitar por mais que o cliente tente e, neste caso, o cliente deverá ser orientado a procurar o AGR mais próximo.

Não. Serão permitidos renovações de Certificados, também, de outras ARs.

×